sexta-feira, 3 de abril de 2009

Timidez:um obstáculo para o progresso profissional



Um desafio que deve ser encarado com determinação

Com um mercado de trabalho extremamente competitivo, não basta apenas ter um bom currículo ou boa aparência se você não tiver um perfil comunicativo. Muitas pessoas encontram dificuldades devido a um problema muito comum: a timidez.

Uma característica capaz de transformar excelentes profissionais em indivíduos inseguros e hesitantes, pode impedir que candidatos qualificados conquistem uma vaga, simplesmente por não conseguirem driblar e vencer a inibição. Além de um currículo favorável e experiência no mercado, é extremamente importante que o candidato seja capaz de demonstrar suas habilidades e tenha desenvoltura para argumentar e se fazer ouvir.

Quando surge uma oportunidade de emprego que se encaixa perfeitamente no seu perfil, o tímido entra em uma angustiante fase, na qual terá que se expor ao ser avaliado por pessoas desconhecidas. Entretanto, isso não significa que este indivíduo jamais encontrará “seu lugar ao sol”.

Wagner Dantas, 27, que trabalha em um escritório de contabilidade, conta que para conseguir uma colocação no mercado de trabalho não foi uma tarefa nada fácil, pois a timidez o atrapalhava sempre que era chamado a uma entrevista. “É difícil para uma pessoa tímida se soltar, tornar-se extrovertida, sempre que estava de frente com o entrevistador, minha timidez aflorava e me travava, não conseguia me soltar e mostrar minhas aptidões”, diz Wagner.

Nova faseApós um difícil processo de seleção, conviver com novos colegas de trabalho é também um desafio. " O dia seguinte às vezes pode ser pior do que o processo seletivo, saber que você irá ter que conviver com pessoas de diferentes aspectos e temperamentos, se torna um pesadelo”, ressalta Wagner Dantas.

O psiquiatra Sérgio Azevedo, acrescenta que nem sempre um perfil extrovertido é o melhor, segundo ele "em funções que exijam soltura, e uma extroversão maior, a inibição pode impedir que a pessoa obtenha resultados positivos, no entanto, em algumas funções é melhor que haja um perfil mais discreto”, pondera o doutor.

Para o médico, um dos fatores principais é não deixar que a timidez se torne uma fronteira invencível. “Quando o problema vir a comprometer a vida profissional e familiar, é preciso procurar tratamento, com auxílio de algumas técnicas, é possível reduzir a timidez e, principalmente, os sintomas a elas relacionados”, diz.

O profissional, ainda, ressalta que durante esse processo de mudança, o medo de ser julgado ou criticado não pode ter espaço em seus pensamentos. Siga em frente e aprenda a assumir as suas qualidades.
Por: Toni Rodrigues

Um comentário:

Didier Pelógia disse...

muito bom tony, comoi sempre um otimo trabalho seu.