segunda-feira, 6 de setembro de 2010

BOAS NOVAS: BLOQUEIO DE NÚMERO E APARELHO DE CELULAR SEM B.O.

Novidade para muitos, para efetuar bloqueio definitivo de celulares roubados, não é mais necessário Boletim de ocorrência.

No dia a dia das grandes cidades, ser assaltado e ter o aparelho de celular roubado, não é coisa difícil de acontecer. Segundo o Ministério da Justiça, cerca de 1 milhão de celulares são roubados ou furtados a cada ano no país.

O procedimento tomado pela maioria da população nessa situação é ligar para a Central de Atendimento das operadoras e pedir o bloqueio temporário, comunicando apenas o ocorrido, mas para o bloqueio definitivo, era preciso registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) na polícia e emiti-lo ao Cadastro de Estações Móveis Impedidas (Cemi).

Para solucionar o problema, que além de burocrático e complicado, a Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel), firma um acordo com as operadoras, no qual se torna permitida o bloqueio definitivo de celulares roubados, furtados ou extraviados, sem a necessidade de um B.O, bastando apenas que um Termo de Responsabilidade seja devidamente assinado pelo consumidor em até 48 horas na própria loja da operadora do aparelho.

Recentemente, o advogado Pablo Barreto, 35 anos, vítima de um assalto na Avenida Brasil, na altura do bairro de Irajá, teve dois celulares roubados. E a primeira atitude que tomou foi ligar para o Call Center da operadora e pedir o bloqueio da linha e também do aparelho de telefone.
“Felizmente estava bem informado sobre o bloqueio tanto da linha quanto do telefone, diferente de muita gente que conheço, desde então, falo para todos a nova forma de bloqueio que além de impossibilitar a utilização coibi a venda do aparelho a terceiros”, relata o advogado.

Para o policial reformado, Aguinaldo Fonte, 49 anos, a nova medida adotada pela Anatel, é de grande valia para a polícia, que além diminuir o índice de B. Os. Facilita e muito a vida das pessoas.
“a facilidade esta em primeiro lugar, como se já não bastasse ter sido assaltado, a pessoa ainda teria que se dirigir a uma delegacia, efetuar o B.O e em seguida enviá-lo via faz à operadora, para que fosse enfim, feito a bloqueio definitivo do aparelho, forma totalmente burocrática é que dificultava a vida tanto da vítima quanto da própria corporação policial” conclui Aguinaldo.

Como Faço para Bloquear meu Telefone?

É simples, Todo aparelho GSM tem um código, chamado IMEI, que é único para cada produto. Ele pode ser encontrado na caixa e também na nota fiscal do produto. Caso você não possua nenhum dos dois, basta digitar em seu próprio aparelho o seguinte: *#06#, que aparecerá para você o número correspondente ao código IMEI de seu telefone, anote-o e guarde em local de fácil localização.

Em caso de furto, roubo, perda ou extravio, basta ligar para a operadora e além de pedir o bloqueio da linha peça também o bloqueio definitivo do aparelho e, ao informar o código para o atendente, a operadora pode bloquear e inutilizar o aparelho para sempre, evitando que os ladrões utilizem ou revendam o produto furtado. Ele não poderá ser utilizado mesmo com outro chip e nem em outra operadora.

“muito mais importante, do que bloquear o aparelho por definitivo, é saber que de certa forma você estará efetuando um trabalho de cidadania, podendo desta forma acabar ou amenizar o índice de roubos e furtos de telefones, afinal, de que servirá uma coisa que não funcionará mais após o bloqueio ter sido efetuado, e, sabendo disto, os ladrões não mais os fará na intenção de repassá-lo a terceiros e em benefício próprio.” Conclui o advogado Pablo Barreto.

Nenhum comentário: