quinta-feira, 30 de julho de 2009

VAIDADE PRECOCE EXAGERADA: RISCO DOS COSMÉTICOS




Riscos a serem pagos pela vaidade infantil exagerada podem trazer conseqüências drásticas à saúde das crianças.
Salto alto, unhas pintadas, madeixas alisadas ou tingidas, essas e outras atitudes podem parecer de uma mulher adulta, mas esta descrição se encaixa perfeitamente na realidade de muitas meninas a partir dos 4 anos de idade. Esse excesso de vaidade e a imposição de novos valores se devem, em primeiro lugar, à influência da mãe ou de alguma outra presença feminina próxima à criança. Outra responsável por esse comportamento também pode ser desencadeado por intermédio da mídia e a constante promoção do culto à beleza observados nas novelas e revistas.
Flavia Silva é mãe de Tamires, 6 anos,diz que a filha desde os 5 anos começou a usar batom e a se interessar por produtos de beleza da irmã Raquel de 17, a mãe comenta que Tamires é uma verdadeira “peruazinha”, sempre que vou ao salão de belezas ela é a primeira a sentar-se na cadeira e a escolher os tons mais Pink do esmalte e de batom que deseja usar.
“Minhas filhas começaram muito cedo a gostar de esmaltes, brincos e tinturas, a mais velha, desde os 10 já fazia chapinha nos cabelos, a culpa foi minha que sempre incentivei esse lado precoce delas, sabia que estava agindo arredo, porém acabei cedendo por ser uma coisa que eu própria gostaria de ter feito na idade delas, mas minha mãe não deixava”, diz Flavia.
Clara Alcântara é mãe de Carolina de 7 anos e diz estar sempre muito presente nas atitudes e vontades da filha, para ela os pais devem ficar atentos as mudanças radicais que acontecem na vida das “pimpolhas”.
“Acredito que as crianças devem viver a infância como crianças, fazer coisas que crianças fazem, como brincar, correr e estudar, tudo de acordo com o tempo e a idade, quando os pais são muito liberais acabam pagando um preço alto, por deixarem suas filhas seguirem por uma vaidade precoce e exagerada, cada coisa tem seu tempo para acontecer” ressalta Clara.
A dermatologista Leila Carvalho adverte os pais a tomar bastante cuidado quando o assunto é vaidade precoce exagerada, para ela quanto mais retardar o contato da pele e dos cabelos das crianças com esses produtos, melhor, porque se a criança tiver algum tipo de alergia, as conseqüências tendem a ser menos dramáticas na vida adulta.
“O s pais devem ficar alerta, pois a cútis das crianças são mais sensíveis e muito mais finas do que a de uma pessoa adulta, as fórmulas dos produtos destinados aos adultos são extremamente agressivas e oferecem inúmeros riscos a saúde da criança”, adverte a dermatologista.
Leila Carvalho dá dicas para que os pais que queiram fazer o gosto da garotada, que preparem uma nécessaire especial para elas, com produtos específicos para a sua idade, vale lembrar que eles têm menos perfume e usam conservantes suaves, evitando problemas como dermatite e rinite alérgica, optar por marcas renomadas e esquecer de uma vez por todas os produtos Made in China e procurar sempre olhar na embalagem dos cosméticos se o produto tem o selo da ANVISA é mais uma dica da doutora.
Para ajudá-las nessa tarefa, a dermatologista dá dicas do que fazer quando a sua pequena pedir para...

USAR A MAQUIAGEM
Faça primeiro um pequeno teste, aplicando finas camadas numa parte inferior da pele, se não notar alterações, dê seqüência. Caso apresente algum sinal de irritação, como vermelhidão, coceira e inchaço, remova com água e aplique uma pomada à base de hidrocortisona. Quanto às cores, sugira tons de rosa e bege, pois os corantes são menos agressivos, só evite mesmo a maquiagem, se comprovar que sua menina é realmente alérgica aos cosméticos.
PINTAR AS UNHAS DE VERMELHO
Mesmo quando levá-las à manicure, tenha sempre em mãos esmaltes anti-alérgico, numa cor capaz de agradar a sua filha, tente convencê-la de trocar o vermelho pelo rosa, por exemplo. Atenção! Caso note a extremidade dos dedos ou do canto das unhas apresentando sinais de vermelhidão, remova o esmalte rapidamente e jamais volte a aplicá-lo.
FAZER CHAPINHA OU USAR O SECADOR
Para melhorar a alto estima vale até alisar os cabelos, mas de maneira responsável. Você precisa assumir essa tarefa, usando os equipamentos em temperaturas moderadas para não queimar o couro cabeludo e nem os fios da criança. Na hora de secar os fios em casa, não puxe muito os cabelos, apenas passe a escova. Já a chapinha deve ficar bem longe das mãozinhas, pois a temperatura é alta e ela pode até queimar o rosto num breve descuido.
TINGIR OS CABELOS OU ALISAR
Evite ao máximo as químicas, escova progressiva só a partir dos 15 anos, por conta do formol. Como a pele é sensível, os componentes dos alisantes podem causar bolhas e vermelhidão, extremamente prejudiciais à saúde. Se ainda assim não tiver como dizer não, substitua as tinturas por cosméticos à base de henna e canetas coloridas, desta forma sua pequena ficará linda, satisfeita e não haverá riscos à saúde. Afinal, o efeito desses produtos é semelhante ao da tinta convencional.

Nenhum comentário: