sexta-feira, 17 de julho de 2009

PRODUÇÃO DE LIXO CRESCE DESORDENADAMENTE NO PAÍS

Conscientização se faz necessária, para que mudanças possam ser feitas
A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. Segundo estimativas, só no Brasil são produzidos cerca de 240 mil toneladas de lixo por dia. Cada ser humano produz semanalmente aproximadamente 5 kg de lixo, faz-se necessário a conscientização ambiental, para que se possa oferecer melhorias na qualidade de vida e condições ambientais dignas para a atual e as futuras gerações do planeta.
Deste montante 88% do lixo doméstico gerado pelos brasileiros, vão para os aterros sanitários e apenas 2% de todo o país, passa pelo processo de reciclagem, proporções que deveriam ser maiores, mas que não acontecem pelo fato de que reciclar custa aproximadamente 15 vezes mais caro para os cofres públicos do país, do que simplesmente depositá-los em aterros.
Segundo o biólogo Marcos França, a falta de conscientização e de incentivo por parte das pessoas e do governo, torna difíceis as ações capazes de alterar a realidade ambiental vivenciada atualmente.
“enquanto não houver medidas fortes e eficazes em prol do meio ambiente e a conscientização das pessoas e do governo para mudar o quadro atual, continuaremos vendo rios e animais desaparecendo, e desta forma refletindo na sociedade com a falta de água potável”, diz o biólogo.
Além das grandes quantidades de lixo produzidos no país um dos fatores principais que contribuem e muito para a degradação do meio ambiente são as sacolas plásticas e as garrafas do tipo PET, que só aumentam dia após dia e como não se degradam rapidamente são ameaças constantes ao meio ambiente.
Para se ter uma idéia, só o Brasil no ano de 2007, produziu 432 mil toneladas de lixo de garrafas do tipo PET, liberou no meio ambiente pelo menos 200 mil toneladas. Em relação ao ano anterior, foram produzidas pelo menos 25 mil toneladas a mais.
Já as sacolas plásticas, produzidas desde a década de 1950, calculam-se que anualmente são produzidas cerca de 1 trilhão em todo o mundo, o Brasil produz mais de 12 bilhões por ano, em que 80% delas são utilizadas uma única vez.
Juntas, as garrafas e as sacolas são peças fundamentais para que sejam proporcionadas as enchentes nas cidades, a mortandade de animais marinhos e para a degradação de toda a fauna e flora do mundo.
Apesar de iniciativas realizadas por ONGs, incentivando aos consumidores e supermercados a utilização de caixas de papelão e sacolas de pano em substituição as de plástico, a maioria das pessoas continuam utilizando-as, infelizmente as sacolas de plástico são gratuitas para os consumidores, mas têm um custo incalculável para o meio ambiente, capazes de provocar desequilíbrios ambientais, em alguns casos até irreversíveis.

RECLICLE SEU LIXO FAÇA SUA PARTE.
Com a colaboração das pessoas interessadas, podemos facilitar ainda mais o processo de reciclagem. A reciclagem do material é muito importante, não apenas para diminuir o acúmulo de dejetos, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Veja como fazer a coleta seletiva e dar a sua parcela de contribuição na preservação do meio ambiente.

Procure o programa organizado de coleta de seu município ou uma instituição, entidade assistencial ou catador que colete o material separadamente. Veja primeiro o que a instituição recebe. Não adianta separar, por exemplo: plástico, se a entidade só recebe papel. Para uma coleta de maneira ideal, separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis e dentro dos recicláveis separe papel, metal, vidro e plástico.

Escolha um local adequado para guardar os recipientes com os recicláveis até a hora da coleta. Antes de guardá-los, limpe-os para retirar os resíduos e deixe-os secar naturalmente. Para facilitar o armazenamento, você pode diminuir o volume das embalagens de plástico e alumínios amassando-as. As caixas devem ser guardadas desmontadas. Os objetos reciclados não serão transformados nos mesmos produtos. Por exemplo, garrafas recicláveis não serão transformadas em outras garrafas, mas em outros materiais, como solados de sapato.

Veja exemplo de materiais recicláveis:

Papel: jornais, revistas, formulários contínuos, folhas de escritório, caixas, papelão, etc.
Vidros: garrafas, copos, recipientes.
Metal: latas de aço e de alumínio’, clipes, grampos de papel e de cabelo, papel alumínio.
Plástico: garrafas de refrigerantes e água, copos, canos, embalagens de material de limpeza e de alimentos, sacos.

Nenhum comentário: