sexta-feira, 7 de agosto de 2009

IMPOTÊNCIA SEXUAL: SAIBA COMO AGIR DIANTE DESSA SITUAÇÃO, SEM TRAUMATIZAR O RELACIONAMENTO E SUA AUTOESTIMA.


Para se ter um relacionamento saudável, amor e compreensão são fatores fundamentais, porém, existe uma situação que vem tirando o sono de muita gente, é a impotência sexual. Um drama que não é um problema só do sexo masculino, mas que atinge também as mulheres.
Conhecida como Disfunção Erétil, sua causa geralmente esta relacionada a problemas psicológicos, físicos e mentais, tais como: ansiedade, depressão, fadiga, stress, problemas financeiros ou até uso excessivo de bebidas alcoólicas. Além dessas, existem outras conseqüências negativas como o diabetes, tabagismo, colesterol, drogas e efeitos da idade, tornando este pesadelo uma realidade. Enfrentar essa situação, às vezes, torna-se uma tarefa muito complicada para o casal. Nos homens acontecem a perda da autoconfiança e depressão, nas mulheres o sentimento de culpa e o questionamento se já não despertam mais o desejo e a atração do parceiro na hora H.
Carlos (nome fictício a pedido do entrevistado), 38 anos, sabe muito bem como é viver esta situação, após passar por problemas de Disfunção Erétil, no relacionamento diz ter perdido a auto-estima. “Passei por momentos terríveis em meu casamento, tudo começou após o surgimento de problemas financeiros, cada vez eu me afundava em dívidas, comecei a beber e logo surgiu à impotência, minha esposa começou a me questionar achando que eu estava traindo-a, minha vida tornou-se um pesadelo sem fim, fiz tratamento com um psicólogo. Hoje ainda tenho receio de que tudo aconteça novamente, porque acabei adquirindo vício por bebidas alcoólicas”, conta Carlos.
A contadora Silvana (nome fictício), 34 anos, vive atualmente situação bem parecida com a de Carlos em seu casamento, com muita vergonha da situação ela diz estar sentido na pele, a frustração o sentimento de não sentir-se desejada pelo parceiro. “eu tinha um relacionamento bem estruturado, era feliz. Quando aconteceu a primeira vez, meu marido virou para o conto e ficou calado, isto começou a tornar-se repetitivo, o clima ficou péssimo, tentamos conversar, mas não rolou, comecei a me culpar pelo fato, sentindo-me feia e com vergonha do meu corpo, estou confusa, não sei o que fazer, será que a culpa é minha? Ele não quer conversar sobre o assunto, apenas diz estar indisposto”, relata Silvana.
Casos como esses são muito comuns, afirma a sexóloga Cristina Silva, que relata ser bastante comum acontecer disfunção sexual em um relacionamento, mesmo em casais jovens, e diz que a ansiedade esta diretamente relacionada a este acontecimento. “quando o homem esta louco de desejo pela mulher cria ansiedade, expectativas e, nesta hora, o nervosismo pode atrapalhar a ereção. Ele quer tanto, que não consegue”, diz a sexóloga.
Cristina adverte as mulheres para não se sentirem culpadas quando estiverem diante desta situação e explica o que deve ser feito neste caso. “não se culpe jamais! Muitas tendem a achar que não são atraentes, mas não tem nada a ver, até porque, em muitos casos a falha erétil ocorre porque o homem acha a mulher um “avião” e tem medo de decepcioná-la, perdê-la ou de não conseguir satisfazer os seus desejos na cama”, Pondera.

A sexóloga aconselha para quando o problema acontecer no início do relacionamento o melhor é dar tempo ao tempo, se o romance estava indo bem, desistir não é a opção correta, só por que ela falhou na hora H. tente ser compreensiva e não cobre nada, pois ele poderá ficar inseguro, constrangido e até fugir de você. Então, esse é o momento de mostrar que realmente o entende e não quer deixá-lo. Ligue, procure e até o convide para almoçar e conversar, arrisque inovar e sair da rotina, mas seja cuidadosa.
Doutor Roberto Brito, dá outras dicas e deixa um alerta aos casais que estiverem passando por este problema, e acrescenta com dicas infalíveis a serem tomadas nesta situação.
“em primeiro lugar nada de se culpar. Em geral as disfunções eréteis são acarretadas por problemas emocionais, no casamento fica mais fácil a mulher sair do papel de esposa e entrar em cena como à companheira e amiga, não culpando nem o companheiro nem a si mesma pela falha do parceiro, não faça cobranças. Mais o mais importante, não diga famosa frase – Não se preocupe isto é normal – porque não é.”, esclarece o doutor.
O doutor acrescenta a importância de procurar um médico urologista e sanar dúvidas decorrentes das disfunções. “procurar sempre um urologista quando os fatos acontecerem nas últimas cinco vezes, e quando em três delas houver disfunção erétil”, diz Brito.
Segundo ele, quando o problema acontece por fatores emocionais, o tratamento e bem simples e rápido, basta realizar uma terapia sexual que dura cerca de três meses, se a causa for apenas física, saiba que existem vários tipos de tratamentos eficazes, como por exemplo, o medicamento oral, o popular Viagra ou similares e a injeção peniana entre outros.

Nenhum comentário: