segunda-feira, 14 de julho de 2008

TV DIGITAL NOVIDADE PARA POUCOS

O sistema brasileiro de tevê digital estreou no Brasil com força total e com apoio da mídia que fez uma ampla divulgação. As primeiras transmissões foram restritas à região metropolitana da cidade de São Paulo.
A tecnologia foi apresentada como a maior revolução nas telinhas desde que elas começaram a exibir cores. Mas a revolução veio acompanhada de fatores problemáticos o primeiro deles foram os preços dos conversores, equipamento capaz de adaptar o novo sinal aos aparelhos de tevê, para receber o sinal digital. Outro problema é o fato de a alta definição de imagem só poder ser obtida em televisores mais modernos e caros, como os de tecnologia de plasma ou LCD. Porém os problemas foram revistos e alterados para soluções, os valores dos conversores baixaram de preços após decisão do presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva criando os modelos populares, ou seja, de valores mais accessíveis as demais classes da população brasileira. Vale a pena lembrar que os modelos populares só serão interessantes no período de transição da tecnologia enquanto as telas de alta definição não estiverem presentes na maioria dos lares.
Assim é possível afirmar que passado o momento inicial, a população tenha acesso a canais abertos com qualidade de som e imagem superior à da tevê paga, mas este processo certamente caminhará em rápidos sem se tornar um processo elitista, e dará ao espectador um programa de longa duração e de qualidade, assim como aconteceu nos processos de transição de celulares, DVDs e computadores.
Toni Rodrigues

Nenhum comentário: