quarta-feira, 12 de maio de 2010

VIVER NO APERTO PODE TRAZER SÉRIOS RISCOS A SAÚDE.

Pesquisa diz que usar roupas íntimas apertadas, pode provocar câncer de mama e diminuição na produção de esperma.

O culto a beleza pode trazer sérios riscos a saúde quando o assunto é sobre roupas íntimas. Segundo pesquisa americana usar roupas íntimas um tamanho a menos só para valorizar o conteúdo não é recomendado, principalmente quando esta roupa se trata do sutiã. Mulheres que usam a peça 24 horas por dia têm 75% mais chances de ter câncer de mama do que as que nunca a usam.
Já quem tira o acessório, pelo menos para dormir, reduz o risco para 14%. Há contra indicações principalmente quanto à utilização dos sutiãs com arames, pois, além de apertar mais, eles alteram a temperatura do corpo. E ainda a circulação linfática, que pode ser prejudicada pelo arame, já que os linfócitos são guiados pelo corpo através de vasos e veias.
Aline Santos, 32 anos é adepta ao uso dos sutiãs apertados, para ela a valorização dos seios além de deixá-la mais sexy, aumenta sua alto estima. “quando estou usando um sutiã mais apertado sinto-me mais atraente, além de conseguir manter os olhos dos homens voltados para mim, sinto-me mais segura e bonita” diz Aline.
Para o oncologista, Cléber Vianna, existe controvérsias quanto aos números da pesquisa. Segundo ele o tumor está muito mais relacionado ao código genético das mulheres do que a seus hábitos cotidianos. Porém, não descarta a hipótese de que roupas apertadas demais com certeza benefício a saúde certamente não traz.
“o uso de peças intimas apertadas, pode trazer danos a saúde sim, porém não devem ser tratados como fator principal quando o assunto é um câncer de mama. Cada caso é um caso, o mais provável que possa acontecer é uma alteração no bom andamento do sistema linfático”, diz Cléber.

Para os homens a notícia também não é nada boa. Cuecas muito justas podem reduzir a produção de espermatozóides e até influenciar no nível de testosterona – hormônio sexual masculino. Isso porque a peça apertada faz com que os testículos fiquem “presos” em uma mesma posição, o que prejudica o mecanismo de regulação da temperatura nesse órgão, responsável pela produção de esperma quanto de testosterona.

Cleber Viana, explica que os homens também estão passando utilizar peças íntimas cada vez mais apertadas e explica as principais causas e danos que podem ocorrem caso persistam com o uso. “com a utilização das peças intimas apertadas o que acontece é que o mecanismo afrouxa os testículos quando está muito calor, para manter a mesma média de temperatura do corpo entre 36 e 37°C. e, quando está frio, ele aproxima o saco escrotal do corpo, a fim de transmitir o calor corpóreo”, explica o oncologista.
“O segredo esta na liberdade de estar bem, sem agredir a própria saúde e o bom funcionamento do corpo, valorize a vida, pratique esportes, evite usar roupas apertadas demais, evite problemas que possam aparecer com o passar do tempo” finaliza Cléber.


Nenhum comentário: